Cogeração

Em parceria com a BHGE, a HBR oferece as mais diversas soluções em cogeração, aplicando a gama de turbinas NOVA LT, reconhecidas por oferecer os mais altos rendimentos disponíveis no mercado.

  

O que é cogeração?

Cogeração, também conhecida como CHP (Combined Heat and Power) é um processo altamente eficiente que permite a geração de eletricidade e calor simultaneamente (na forma de gás quente ou vapor). Por meio da utilização de uma turbina a gás, os gases de exaustão são encaminhados para um trocador de calor, onde vapor pode ser gerado nas mais diversas pressões, sem consumo de combustível adicional. Como resultado, a eficiência total do ciclo pode chegar a 90%, tornando a cogeração um dos mais eficientes métodos de aproveitamento de geração de energia.

 
Os benefícios da cogeração

Ao usar somente uma fonte de combustível para produzir calor e eletricidade simultaneamente, a cogeração é significativamente mais eficiente e econômica do que a geração de energia tradicional. Por quê? Com a geração tradicional de energia, a eletricidade e a energia térmica são produzidas separadamente usando dois processos e fontes de combustível diferentes - combustíveis fósseis convencionais são usados para gerar eletricidade e, na maioria dos casos, o calor produzido como subproduto desse processo é perdido na atmosfera. Separadamente, uma caldeira ou forno é usado para gerar calor, normalmente para produção de vapor.

As soluções de cogeração usam um único combustível em uma turbina a gás para gerar eletricidade. O calor criado como resultado do processo é capturado e recuperado para fornecer água quente ou vapor para outros usos. Além de eliminar o desperdício e aumentar a eficiência da produção de energia, as soluções de cogeração têm muitas vantagens:

 
 
  
As vantagens da cogeração
  • Até 90% de eficiência total, gerando energia elétrica e vapor simultaneamente
  • Como consequência da eficiência que pode ser obtida no ciclo, o custo da energia elétrica e vapor (ou gás quente) é bem inferior aos custos quando são comprados isoladamente.
  • Aumento de previsibilidade: segurança contra a volatilidade a médio / longo prazo do preço da energia da rede e contra a incerteza da oferta para um planejamento financeiro mais preciso
  • Alcance de 98% de confiabilidade ou mais com a tecnologia comprovada das turbinas a gás da BHGE
  • Certificação Verde: a empresa se torna energeticamente mais eficiente, beneficiando-se dos incentivos associados (certificados verdes e de eficiência energética) ao gerar energia própria
  • Redução das emissões: com a combinação de calor e energia a empresa garante o cumprimento das regulamentações governamentais e reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 30%
  
Nova LT: a super turbina a gás para cogeração
  
Aumento de eficiência e baixa manutenção: estes são os grandes benefícios da turbina a gás NOVA LT, projetada para aplicações de mechanical drive e geração de energia. Com uma velocidade da turbina de potência de 7.800 rpm*, apresenta estágios de alto desempenho e 89% ou mais de eficiência do compressor. Está cheio de vantagens excepcionais para qualquer operação - incluindo até 99% de disponibilidade. Projetada para um tempo médio de 35.000 horas* de intervalo entre manutenções, o que se traduz em quatro anos de funcionamento ininterrupto. E mesmo quando as intervenções são necessárias, a Nova LT permite tempos extremamente curtos para as atividades de manutenção.
  
Nome do produto NovaLT5-1
Potência (MW) 5.6
Eficiência (%) 30.7
Velocidade (RPM) 16,630
Consumo específico (kJ/kWh) 11,740
Temperatura de escape (°C) 574
Vazão de escape (kg/s) 19,6
Produção de vapor (10 bar/a dry t/hr) 14,5
Emissão NOX/CO2 (gás natural) (na faixa de 50 a 100% de carga) <25/20
Tempo médio entre manutenções principais (horas) 24,000

 

Nome do produto NovaLT 12
Potência (MW) 12.2
Eficiência (%) 35.3
Velocidade (RPM) 8,900
Consumo específico (kJ/kWh) 10,208
Temperatura de escape (°C) 488
Vazão de escape (kg/s) 42.2
Produção de vapor (10 bar/a dry t/hr) 22.0
Emissão NOX/CO2 (gás natural) (na faixa de 50 a 100% de carga) <20/15
Tempo médio entre manutenções principais (horas) 35,000

 

Nome do produto NovaLT 16
Potência (MW) 16.2
Eficiência (%) 36.1
Velocidade (RPM) 7,800
Consumo específico (kJ/kWh) 9,974
Temperatura de escape (°C) 482
Vazão de escape (kg/s) 54,6
Produção de vapor (10 bar/a dry t/hr) 34,0
Emissão NOX/CO2 (gás natural) (na faixa de 50 a 100% de carga) <20/15
Tempo médio entre manutenções principais (horas) 35,000

 

 

  
WHAT KIND OF SOLUTION DO YOU NEED TODAY?
 

HBR was founded in 1985 with a focus on distribution of equipament for the compressed air market.

 

Industrial applications

Contact info

Don't hesitate to get in touch with us, We would love to discuss on your project.

Headquarters: Rua Marco Giannini, 280 - Butantã - 05550-000 - São Paulo, Brazil

P/F: +55 11- 3611-6022

contact.sales@hbr.net